segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estou de volta II ( a saga continua)

Espero que seja desta que este blog ressuscita. Não gosto desta palavra porque não acredito em zombies mas pareceu-me adequada. Agora já me parece menos até porque o blog não morreu. Digamos que hibernou. E agora depois de um longo sono de Inverno acordou com o calor do Algarve. Porque aqui o moce...deb...está dos Algarves. Isto não é para quem quer mas para quem pode. Ao Algarve já voltarei. E antes que os achaques da velhice me comecem a atacar e a memória a falhar e me transforme num viejo verde, o melhor será recordar os últimos tempos. E nos últimos tempos...estive em Berlim numa visita oficial do Honorable Club Latino de Lublin. Berlim sempre fez parte do meu imaginário e se calhar por isso mesmo voltei de lá um pouco desiludido. O tempo não ajudou, frio, neve e o céu cor de chumbo. No verão talvez seja uma cidade bonita mas em Fevereiro é apenas uma versão rica de Varsóvia. O que não faz de Berlim necessariamente uma cidade mais bonita do que a sua vizinha. Do pouco que pude ver em três dias houve algo que me chamou a atenção: a arquitectura moderna pós-muro. Os exemplos são muitos e para todos os gostos. Basta ver a área envolvente do Reichstag ou da Potsdamer platz. Do pós-guerra pouco restou e os vestígios do período nazi quase não existem. Como o bom gosto nunca foi o forte dos vermelhos o que construíram ou reconstruíram prima pela grandiosidade e cinzentismo. Tudo isto torna a cidade um pouco impessoal. Apesar desta desilusão fiquei com vontade de voltar... no Verão.

PS: A versão castelhana da crónica da visita oficial do Club Latino a Berlim, encontrarão no sitio do costume.

Sem comentários:

Enviar um comentário